Translate

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Quem não tem marcenaria... faz render.



Eu fiz alguns testes, algumas maquetes digitais para dar uma impressão do móvel num ambiente... A imagem acima representa uma sala com um rack no padrão baru. Eu realmente gostaria de executar todas as minhas idéias, mas como eu ainda não tenho uma marcenaria só minha para experimentar, fico inventando umas brincadeiras com renders...

Primeiro protótipo em laca

rack em laca e marchetaria 

O rack acima foi a primeira tentativa de aplicação de marchetarias do nosso projeto. Logo no primeiro teste, nós testamos uma marchetaria em laca branca, o que deu um resultado diferente das marchetarias normais. Bem, as portas ficaram bonitas, mas os marceneiros devem ter tido um trabalhão, pois esse rack foi motivo da minha primeira, e espero que última, briga com o pessoal da produção... Por enquanto, nós só fazemos moveis em laca e marchetaria em casos muito excepcionais... mas eu espero desenvolver melhor alguma solução que me ajude a trabalhar com cores sólidas na marchetaria, alguém tem alguma sugestão? 

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Padrão Buriti


Eu passei a tarde de hoje revendo alguns trabalhos e resolvi redesenhar alguns módulos segundo a proporção áurea. De todos os modelos que eu trabalhei, o módulo Buriti foi o que apresentou os melhores resultados, vamos ver como será a sua produção e montagem, pelo visto vai dar trabalho....

Novas marchetarias

padrão pássaros


padrão colonial

Eu sempre quis trabalhar as marchetarias utilizando um fundo em laca preto ou branco. Eu acredito que isso valoriza a madeira e o desenho... Fizemos alguns testes que ficaram bons, mas estressaram muito os marceneiros... O modulo pássaro trabalha uma modulação que ora representa uma cabeça de ave, ora um pássaro voando. O módulo colonial faz uma referência aos ornamentos barrocos, só que em um padrão meio a la Athos Bulcão...

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

novos móveis

render do biombo muira no padrão carretel

Estamos trabalhando numa nova exposição, agora individual, na galeria da Objeto Encontrado. Pensamos em expor no final de março ou começo de abril... vamos ver se vai dar certo, vocês não imaginam como é caro fabricar 12 moveis marchetados de uma vez... Bem, para 2011 eu projetei um nova peça, um biombo. 

exposição Objet Trouvé II

imagem pirateada do site da objeto encontrado... 

Os moveis muiradesign estão em exposição na galeria Objeto Encontrado, na comercial da 102 norte bloco B loja 56 - Asa Norte - Brasília. Estamos apenas como figurantes entre verdadeiros artistas como o Taigo Meireles, Yana Tamayo, LHWolf, Allan de Lana, Clarice Gonçalves, Pedro Ivo, Paulo Faria. Vale muito a pena passar por lá, tormar um cafézinho e curtir os trabalhos dessa galera nova.

muiradesign na mídia

matéria sobre a bienal na revista Casa Claudia


A exposição das peças na Bienal nos rendeu uma boa publicidade. Os móveis muira viraram matéria em sites e revistas especializadas. Para quem estiver curioso, seguem os links com algumas matérias sobre o nosso projeto:

http://delas.ig.com.br/casa/servicos/amazonia+dentro+de+casa/c1237805829972.html
http://www.correioweb.com.br/euestudante/noticias.php?id=14818&tp=17
http://resudaca.wordpress.com/2010/10/20/p-o-r-t-a-l-i-g-c-a-s-a-amazonia-dentro-de-casa/
http://sindimam.org.br/noticias-geraissecao/50-noticia/473--em-defesa-da-sobrevivencia-do-setor-moveleiro.html

Bienal Brasileira de Design 2010

mesas no padrão pipa, indígena (centro) e baru.


mesa de canto no padrão Baru.


descrição dos moveis e amostras dos módulos marchetados.



Eu e parte da equipe fomos para a abertura da Bienal em Curitiba. Ficamos muito felizes com a apresentação das nossas peças e com a recepção do público. A organização do evento colocou 3 mesas na exposição "Prata da Casa". Foi bem legal ver uma galera tirando foto dos móveis e elogiando o trabalho.

preparação para bienal de design



Durante a exposição da Mademóvel, a curadora de design e jornalista Adélia Borges apresentou uma palestra sobre design e sustentabilidade. No final da apresentação, o projeto Muiradesign foi exposto como um exemplo da boa união entre design e ecologia... Se não bastasse esse elogio, a Adélia, na época curadora da Bienal de Design de Curitiba, selecionou 6 (!) das nossas peças  para a Bienal. Para a equipe esse foi o maior reconhecimento que o nosso projeto poderia ter, em especial devido a imensa competição para se expor um móvel nesse tipo de mostra... Daí para frente foi uma corrida contra o tempo para preparar novas peças, ainda melhores, para a nossa primeira exposição fora de Brasília. A foto mostra as 6 mesas fabricadas especialmente para a Bienal.

ponto de venda



Durante a exposição, toda a equipe ficou temerosa que o nosso projeto terminasse ali... Na verdade, esse é o fim de vários projetos acadêmicos ou ligados ao governo... Eles terminam com uma exposição, um catálogo e só... Não chegam a ir para o comércio e não mudam a realidade das comunidades que trabalharam naquilo... Com a gente foi diferente, conseguimos fechar um contrato de comercialização com a loja Pé Palito durante a exposição e vendemos 3 peças de cara... foi muito bom. Geramos receita para os marceneiros de Valparaíso, o que envolveu ainda mais a turma no projeto. Quem quiser ver ao vivo algumas das nossas peças, segue o canal: ANTIQUÁRIO PÉ PALITO: SCHN CL 303, BLOCO A, LOJA 06, ASA NORTE TEL: (61) 3327-2820. E-MAIL: PEPALITOANTIQUARIO@UOL.COM.BR . Os preços são super camaradas e o atendimento é excelente, vale a pena conferir!

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

1º exposição muiradesign



O pessoal do Sebrae nos passou um espaço de 9m2 na Mademóvel, uma feira de produtos para indústria moveleira do centro-oeste. A área destinada para a nossa exposição  já era excelente... mas assim que chegamos fomos surpreendidos por um espaço muito maior ( algo em torno de 120m2!!), com cubos expositores e painéis decorativos... foi uma surpresa e tanto... tivemos que correr para fazer, em apenas 1 dia, mais 2 móveis e buscar protótipos e peças que ajudassem a gente a ocupar o espaço... bem, no final deu certo... 

ensaio fotográfico

buffet no padrão indígena
banco de ipê no padrão indígena
rack no padrão indígena
Eu não pude ficar o tempo todo no ensaio fotográfico, o que me deixou um pouco tenso... eu gostaria que todos vissem aquelas marchetarias como eu via... mas no final das contas deu tudo certo. Eu prefiro fotos de moveis inseridos em ambientes, mas estávamos com pouca grana e tempo para inventar muito... Acima estão um banco de 3 lugares, um rack e um buffet, todos com o padrão indígena desenhado pelo designer Rafael Dietzch.

dia de fotos


Após todo o processo de produção dos móveis, demos início ao trabalho de fotografar e catalogar cada uma das peças... Alugamos um estúdio e contratamos uma fotógrafa (Raquel Aviani). Foi engraçado tratar uns bancos e mesas como se fossem modelos... só faltou passar maquilagem neles rsrsr. As imagens serviram depois para criar o folder de apresentação dos moveis..


marchetaria e Yo La Tengo


Valparaíso fica a aproximadamente 70km de brasília. É uma viagem longa que foi bastante atenuada ao som de Yo La Tengo, uma das minhas bandas favoritas e a trilha sonora de todo esse trabalho... Quando o Raimundo ( marceneiro) estava finalizando o acabamento do banco carretel (foto acima), eu estava escutando "You can have it all". foi bem bacana.

preparação para Mademovel 2


Os primeiros protótipos dos moveis foram uma surpresa muito bem vinda... é incrível ver como da bagunça de uma marcenaria, no meio de pó de madeira, fedor de verniz e lixo pode sair algo organizado, limpo e bem executado... alguns marceneiros são como alguns cozinheiros que criam no caos... graças ao nosso mestre Raimundo (marceneiro), todos os moveis foram bem executados.

preparação para Mademovel


A Feira Mademóvel - Sebrae foi nossa primeira chance de expor os nossos moveis e exigiu semanas de preparação, inúmeras viagens à Valparadise (Valparaíso - GO), tardes e mais tardes em montando marchetarias, ansiosíssimo para ver os móveis prontos... Confesso que foram as semanas mais corridas e gostosas de 2010... das viagens saíram algumas fotos do céu de Brasília

primeiros protótipos 3


O módulo Baru ( da imagem acima) é de longe o meu predileto... a idéia desse modelo é simular a castanha de Baru. O visual final do modulo, apesar da referência bem regional, ficou um pouco retrô... o que não me desagradou nem um pouco, pelo contrário. Esse modelo utiliza duas lâminas muito interessantes: a Muirapiranga, uma madeira bem vermelha que lembra o Pau-Brasil e a Muiracatiara-Rajada, uma espécie bastante ornamental com desenhos bem marcados...

primeiros protótipos 2


Essa foi umas das primeiras experiências utilizando várias espécies diferentes de madeira numa única marchetaria... Eu fiquei muito animado com os resultados... a marchetaria seria aplicada em um banco enorme... mas a peça foi para o saco em função de um descuido de marcenaria... Teríamos um banco lindo se existisse Ctrl Z numa oficina...

primeiros protótipos




O projeto muiradesign conta com uma tecnologia inovadora de corte industrial de laminas de madeira. As possibilidades de desenho são inúmeras, o tempo de execução pequeno e o acabamento excelente. Para o projeto trabalhamos apenas com laminas de madeira certificadas e alternativas, ou seja, espécies nativas sem risco de extinção. A imagem acima apresenta o módulo bandeirola nas madeiras roxinho e marupá.